sábado, 2 de maio de 2009

Comer fora e com os amigos é tudo de bom, mas com prudência...



Sair com os amigos é muito bom. Sair com os amigos pra comer fora, então... É bom demais! Não precisa ser nada de extraordinário, com cardápio requintado. Algo simples, como uma pizza, um sorvete, já é o que torna nosso dia incrivelmente mais interessante.


Já está marcado. Hoje vou sair com meus amigos, e comer muito. Muito bem eu quero dizer.

Pois é. Ser diabético têm lá suas restrições, sim, e não devemos ignorar isso. Pelo menos não em 99% dos dias. Nos outros 1% quem sabe?
Vamos a uma esfiharia, então no cardápio, obviamente vai ter que ter esfiha. Mas sorvete e refrigerante é certo que vão estar incluídos no pedido dos meus amigos.
Mas, e no meu?
Bom, essa é a parte boa, ou ruim... Vai depender da glicemia, é claro. Espero que ela se comporte, e eu vou trabalhar pra isso (rsrs...). Afinal, se não é todo o dia que eu tenho esses momentos, quero aproveitar ao máximo, e aproveitar ao máááximo vai dês de um bom papo com a turma até uma boa comida, pra variar, e em boas porções, sem dúvida.

Pra mim já tenho uma ótima e uma má notícia: A má é que logo pela manhã a glicemia já estava nas alturas, em péssimos 258 de jejum, quando o normal no jejum é de apenas 80 mg/dl. Mas a boa notícia é que depois disso voltou ao normal, e das últimas duas vezes que medi, às dez da manhã e uma da tarde, os índices estavam abaixo de 150. Espero manter assim, ou um pouco abaixo até a noite. E vou torcer pra que minutos antes das guloseimas a glicose esteja em aceitáveis 80, 90 mg/dl, não muito abaixo, pra evitar a hipo, nem muito acima, é claro, pois vai subir consideravelmente depois da comida - industrializada e muito calórica!

No geral, como bastante verduras, legumes, frutas, e outros alimentos ricos em fibras, como os integrais. Então, que mal há, em ao menos uma "vezinha" no mês, ou na semana, que seja, abrir mão da dieta saudável e sair da rotina pra comer o que gosto? Sem nescessáriamente sair da linha, é claro.

Afinal, ser diabético exige prudência em tempo integral. E dá pra ser feliz assim...

Por outro lado, caso preciso, terei as opções diet. Posso pedir um suco com adoçante, como já fiz um dia desses em outra esfiharia. Ou então tomar um "refri" sem açúcar. Apesar de não gostar tanto dos refrigerantes diet quanto gosto dos comuns.
Comer menos do que eu gostaria de comer vai ser imprecindível em caso de glicose acima de 100 mg/dl. Mas sorverte diet será mais difícil de encontrar. Então, provavelmente terei de evitar.

Bom, independente do quanto vou poder comer ou não, uma coisa é certa: vai ser muito bom, pois estarei com meus amigos, e eles fazem tudo ficar mais doce, ainda que eu só coma salgado!

2 comentários:

Daniel Rocha disse...

Olá sou diabético e tomo insulina diariamente. Mas ha tres anos descobri a caminhada depois a corrida e isso me ajudou muito. Hoje pratrico corrida de 10 Km é muito prazeroso e saudável além de contribuir na transformação do açucar em energia, tenho a satisfação de me encontrar com outros grupos sociais.

Daniel Rocha disse...

Olá sou diabético e tomo insulina diariamente. Mas há três anos descobri a caminhada depois a corrida e isso me ajudou muito. Hoje pratico corrida de 10 Km é muito prazeroso e saudável além de contribuir na transformação do açucar em energia, tenho a satisfação de me encontrar com outros grupos sociais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...